Foi realizado neste sábado 21 de julho o mutirão de capitação de pacientes com glaucoma no município de Bom Jesus da Serra, o mutirão foi realizado pela secretária Mun. De Saúde onde contou com a colaboração do (HOC) Hospital de Olhos de Vitória da Conquista e da (CETAG) Centro de Tratamento e Acompanhamento do Glaucoma, onde contou com a participação de 07 profissionais sendo 02 médicos oftalmologistas e 05 auxiliares e ainda a participação de profissionais de saúde do município, foram realizados cerca de 400 exames para detecção do glaucoma, aqueles pacientes que tem o glaucoma saíram da unidade com colírio e com pedidos de exames onde serão realizadospela Secreataria mun. de saúde durante o tratamento. Estava presente no mutirão o Prefeito Edinaldo Meira Silva, a Secretária Mun. De Saúde Romilda de Oliveira Santos, a Coordenadora da Atenção Básicas Keila Marta de Oliveira Silva Magalhães, (ACS) Agentes Comunitários de Saúde, profissionais de Saúde do município e a população em geral.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
quarta-feira, 18 de julho de 2012
MUTIRÃO DE CAPTAÇÃO DE PACIENTES COM GLAUCOMA EM BOM JESUS DA SERRA
Informamos que próximo sábado, dia 21 de Julho deste acontecerá o Mutirão de Captação de Pacientes com Glaucoma em nosso Município. Das 8h às 17h, a população poderá ser atendida gratuitamente na Unidade de Saúde da Família Joaquim Gonçalves- sede municipal. Vale salientar que os nossos Agentes Comunitários de Saúde fizeram um levantamento da população que necessita deste atendimento. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Serra e o Hospital de Olhos de Conquista (HOC).
Para serem atendidos os pacientes necessita levar Xerox do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Além disso, deve ser maior de 50 anos, com prioridade para aqueles que são diabéticos, hipertensos, míopes ou que possuem histórico da doença na família. A previsão é de que 400 pacientes sejam atendidos durante todo o dia.
ATENÇÃO: O paciente que for diagnosticado com o glaucoma receberá gratuitamente os colírios usados para tratar da doença e será encaminhado pela Secretaria Municipal de Bom Jesus da Serra posteriormente para realização de tratamento no Hospital de Olhos de Conquista (HOC) através do Sistema Único de Saúde.
O glaucoma é uma enfermidade que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. A doença não possui cura e quando não tratada, pode levar à cegueira. “O diagnóstico somente é fornecido através de exame oftalmológico cuidadoso, por isso a importância desse mutirão para atender e alertar a população”, disse a Coordenadora Municipal de Saúde/ Atenção Básica, Keila Marta O. de Magalhães.
Por isso, fiquem atentos para o MUTIRÃO DE CAPTAÇÃO DE PACIENTES COM GLAUCOMA e não deixe de avisar parentes e amigos que necessitam de avaliação para detecção precoce desta doença.
EQUIPE DA SAÚDE DE BOM JESUS DA SERRA EM ALERTA!!!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Assinatura de Convênio
O Prefeito Municipal de Bom Jesus da Serra Sr. Edinaldo Meira Silva e a Secretária Municipal de Saúde Sr.ª Romilda de Oliveira Santos, firmou convênio com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB representada pelo Secretário Estadual de Saúde Dr. Jorge Solla no ultimo dia 08 de junho de 2012 na cidade de Vitória da Conquista, convênio firmado no valor de R$ 241.000,00 para aquisição de um microônibus no qual servirá de transporte de pacientes expostos ao amianto para realização de procedimentos fora do domicílio.
Confira as fotos abaixo:
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Informativo
Informamos a toda população Bonjesuense que a V Feira de Saúde de Bom Jesus da Serra será adiada para o mês de Julho devido uma programação que a equipe da Saúde elaborou para realização de um mutirão para detecção de pacientes com glaucoma. Vale salientar que optamos em realizar evento único com envolvimento de vários serviços de saúde, podendo proporcionar ações de prevenção e detecção de patologias diversas, qualificando assim a assistência prestada aos usuários em nosso município.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Conselho Mun. de Saúde planta mudas de árvores nas Unidades de Saúde no Município.
O Conselho Municipal de Saúde de Bom Jesus da Serra em parceria com as Unidades de Saúde da Família - USF, através de projeto de arborização solicitado por Dr.ª Maria Naiara Chulu e Everaldo Andrade conselheiros municipais de saúde, onde seria realizado arborização das unidades de saúde do município com o objetivo de melhorar o fluxo de ar e ter sombras para a população, a plantação das mudas começou na manhã do dia 09 de maio do ano em curso, na USF da Tabua onde foram plantadas 19 mudas ao redor da unidade na qual distribuídas entre 03 especies de plantas dentre elas: Castanha do Pará, Jamelão e Oiti especie da fauna brasileira, e no período da tarde foram plantadas na USF de Água Bela no total de 09 mudas, as mudas das arvores foram adqueridas pelo conselheiro Everaldo Andrade junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitoria da Conquista no total de 60 mudas.
Contamos com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Adalberto Felix Lemos da Secretária do Conselho e Coord. da Atenção Básica Sr.ª Keila Marta Silva Oliveira de Magalhães, da presença dos conselheiros Edinei Andrade, Everaldo Andrade, Maria Naiara Chulu, Marilene Santiago Silva, Tais Teixeira, Maria do Socorro Pereira e Ediner Dias, da aluna do CEJA Camila dos Santos, da Presidente do Conselho Mun. de Assistência Social Sr.ª Ivanilce Santos, dos profissionais das unidades de Saúde de Tabua e Água Bela, Funcionários da Secretaria Mun. de Saúde Elias Pacheco e Ricardo Silva, dos alunos da Escola Euclides Teixeira Rocha em Água Bela, de Cana Brasil, Adriano e Valdemar da População de Tabua e Água Bela.
Na próxima sexta-feira 11 estaremos plantando mudas no Hospital Municipal e na USF Joaquim Gonçalves de Sousa pela manha.
Algumas fotos:
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Dia Mundial de Combate a Hipertensão Arterial
Hoje 26 de abril comemora se o DIA MUNDIAL DE COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL, aqui em Bom Jesus da Serra, a Secretaria de Saúde em parceria com os PSFs e o Centro de Saúde realizou a II caminhada saindo do USF Joaquim Gonçalves de Souza, onde percorreu varias ruas da cidade, divulgando a importância do controle da hipertensão arterial, contou com a presença do portal da sabedoria com mais de 40 idosos presente na caminhada, apos a caminhada foi servido um lanche acompanhada com muitas frutas.
Para a Coordenadora da USF Joaquim Gonçalves de Souza Sr.ª Gabriela Patez enfermeira a caminha serve para sensibilizar a população sobre a importância do controle da hipertensão arterial, dieta saudável, atividades física regular e uso dos medicamentos corretamente.
Para Dr. Cassiano Ricardo a caminhada melhora a circulação sanguínea evitando as placas de ateroma (colesterol) é ajuda a controlar a pressão, evitar comidas gordurosas e com muito sal e fazer exercícios físicos regularmente mantendo uma vida saudável.
Para Tia Dijê Agente Comunitário de Saúde da sede a II caminhada onde contou com a presença do grupo da terceira idade o portal da sabedoria, é um excelente trabalho do setor saúde, abordando a importância do controle da hipertensão arterial onde contamos com a presença de muitos hipertensos da sede e da zona rural.
Dona Alzira disse que a caminhada é de grande valor para a população, não sou hipertensa mas participo porque é de grande importância, evitar o uso abusivo do sal e da gordura é evitar a entrada de doenças em nosso organismo, tenho muitos amigos hipertensos e hoje estamos lutando pela saúde de cada um com essa caminhada.
Veja as Fotos:
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Centro Municipal de Endemias.
No ultimo dia 02 de abril de 2012, a equipe da Secretaria Mun. de Saúde visitou o Centro de Endemias que é situado na Avenida Deocleciano Teixeira Lopes, em conversa com os supervisores Marcos Silva e Edinalda Gomes os mesmos responderam algumas perguntas:
Qual a função do Agente de Combate a Endemias ACE.
O fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS requer, entre outras, o reordenamento das ações e serviços de saúde, pautandos no modelo alternativo de Vigilância da Saúde, em alem do desenvolvimento das ações curativas busca-se a ação de medidas de prevenção e controle de doenças e agavos a saúde, de forma integrada e intersetorial. Neste sentido, destacam-se a atuação dos Agentes de Combates as Endemias - ACE, trabalhadores do setor da saúde cujas atividades se concentram no controle de doenças de Transmissão Vetorial, além de outras atividades, como orientação a população quanto à prevenção de doenças.
Quantos funcionários trabalham no centro de endemias:
O Centro de Endemias funciona de segunda a Sexta-feira das 08:00h as 17:00h, e conta com uma equipe de dez Agentes de Combates as Endemias, desenvolvendo atividades no combate da Dengue, Doenças de Chagas e Esquistossomose.
Dificuldades encontrada no dia-a-dia:
As maiores dificuldades encontradas no trabalho do dia-a-dia é a exposição diária aos raios solares, risco de animais peçonhentos, uma enorme quantidade de casas fechadas, grande quantidade de lixos encontrados depositados em locais inadequados.
O que a população prescisa fazer para evitar a infestação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti):
A população prescisa se conscientizar que as doenças endemicas muitas vezes acontecem, por falta de conhecimento dos riscos que essas doenças trazem a saúde e que a sociedade tem o poder de prevenção juntos com os agentes, e que à ação aos controles dessas doenças nao depende apenas do poder publico, mais sim com a junção do poder público e sociedade, se cada um fizer sua parte com certeza muitas dessas doenças que em cada ano vem tirando vidas de inocentes seria erradicadas.
Qual o indice de infestação e o que esta sendo feito para evitar a infecção do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti):
O indice de infestação predial no primeiro ciclo foi de 2,19%, sendo que para o Ministério da Saúde é considerada dentro das normalidades até 1%. Já no segundo ciclo já percebemos uma grande queda deste percentual graças aos esforços dos agentes que vem fazendo excelentes trabalhos a exemplos da aplicação da UBV nas ruas em que havia casos suspeitos de Dengue, e as barreiras feitas en dias anteriores para evitar a entrada de mosquitos infectados vindos da cidade vizinha, Poções, pois a cidade se encontrava com vários casos de dengue confirmados, alem dos trabalhos de torina, e a contibuição da população .
Agradecimentos:
Agradecemos a todos os Agentes de Combate a Endemias, todos moradores da sede e povoados que vem sempre abrindo as portas dos seus lares para rceber a visita dos agentes para execurção dos trabalhos, a 20 Dires pela ajuda prestada e a Secretaria Municipal de Saúde.
Vejam algumas fotos:
quinta-feira, 8 de março de 2012
Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.
Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.
Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.
Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.
Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!
sexta-feira, 2 de março de 2012
Serviços de Saúde em Bom Jesus da Serra Têm nota acima de Poções, Bahia e Brasil.
O Ministério da Saúde divulgou ontem (quinta-feira), o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), indicador que avalia o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso e à efetividade dos serviços de saúde pública no Brasil. Numa escala de 0 a 10, a nota da cidade de Bom Jesus da Serra foi de (5.55), acima da média estadual (5,38) e da nacional (5,46). acima também de Boa Nova (5.33) e Poções (5,10). O IDSUS avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando se a infraestrutura e os serviços de saúde ofertados estão adequados para o atendimento da população. Segundo o Ministério da Saúde, o IDSUS é “um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros”.
maiores informações em: www.saude.gov.br
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Informativo
A Secretaria Municipal de Saúde Pública informa a toda população que por determinação do Ministério da Saúde, a partir de 01 de março de 2012, para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS, todos os usuários deverão ter Cartão Sus.
O Cartão Sus deve ser feito na Secretaria Municipal de Saúde, se segunda a sexta feiras das 08:00h as 17:00h.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Profissionais de saúde participa da Missa de Cinzas e Campanha da Fraternidade
Os profissionais de saúde participaram da abertura da Campanha da Fraternidade no dia 22 de fevereiro de 2012 (quarta feira de cinzas) em frente ao Hospital o Padre Frenilson explicou para a multidão que o rodeava que a mesma tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”. E a meta é sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.
Logo apos fies saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade em direção a igreja do Senhor Bom Jesus onde houve a Missa da celebração das Cinzas Presidida pelo Padre Frenilson Brito (pároco).
Veja Algumas Fotos:
Fotos Pe. Frenilson Brito.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Campanha da Fraternidade 2012
Colóquio de abertura da CF 2012 - "Paróquia do Senhor Bom Jesus"
Por Pe. Frenilson Brito
A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”. Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas. A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
Na apresentação do texto-base, dom Leonardo, explica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.
A CF 2012 visa a saúde integral. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas.
O SUS (Sistema Único de Saúde), inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços.
Objetivos específicos
a -Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
b - sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
c - alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
d - difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade;
e - despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
f - qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
Oração da CF 2012
Senhor Deus de amor, Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores, sobre eles
derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela,
pela conversão se faça sempre mais,
solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.
Sintomas da Dengue
Confira os sintomas da Dengue O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. |
Dengue Clássica
Febre alta com início súbito.Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Arte G1
Veja imagens das manchas na pele e aspectos clínicos
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
Assinar:
Postagens (Atom)