Ads 468x60px

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Mundial de Combate a Hipertensão Arterial

                
         Hoje 26 de abril comemora se o DIA MUNDIAL DE COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL, aqui em Bom Jesus da Serra, a Secretaria de Saúde em parceria com os PSFs e o Centro de Saúde realizou a II caminhada saindo do USF Joaquim Gonçalves de Souza, onde percorreu varias ruas da cidade, divulgando a importância do controle da hipertensão arterial, contou com a presença do portal da sabedoria com mais de 40 idosos presente na caminhada, apos a caminhada foi servido um lanche acompanhada com muitas frutas.

       Para a Coordenadora da USF Joaquim Gonçalves de Souza Sr.ª Gabriela Patez enfermeira a caminha serve para sensibilizar a população sobre a importância do controle da hipertensão arterial, dieta saudável, atividades física regular e uso dos medicamentos corretamente.

      Para Dr. Cassiano Ricardo a caminhada melhora a circulação sanguínea evitando as placas de ateroma (colesterol) é ajuda a controlar a pressão, evitar comidas gordurosas e com muito sal e fazer exercícios físicos regularmente mantendo uma vida saudável.

     Para Tia Dijê Agente Comunitário de Saúde  da sede a II caminhada onde contou com a presença do grupo da terceira idade o portal da sabedoria, é um excelente trabalho do setor saúde, abordando a importância do controle da hipertensão arterial onde contamos com a presença de muitos hipertensos da sede e da zona rural.

     Dona Alzira disse que a caminhada é de grande valor para a população, não sou hipertensa mas participo porque é de grande importância, evitar o uso abusivo do sal e da gordura é evitar a entrada de doenças em nosso organismo, tenho muitos amigos hipertensos e hoje estamos lutando pela saúde de cada um com essa caminhada.

Veja as Fotos:


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Centro Municipal de Endemias.

 
          No ultimo dia 02 de abril de 2012, a equipe da Secretaria Mun. de Saúde visitou o Centro de Endemias que é situado na Avenida Deocleciano Teixeira Lopes, em conversa com os supervisores Marcos Silva e Edinalda Gomes os mesmos responderam algumas perguntas:

Qual a função do Agente de Combate a Endemias ACE.

         O fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS requer, entre outras, o reordenamento das ações e serviços de saúde, pautandos no modelo alternativo de Vigilância da Saúde, em alem do desenvolvimento das ações curativas busca-se a ação de medidas de prevenção e controle de doenças e agavos a saúde, de forma integrada e intersetorial. Neste sentido, destacam-se a atuação dos Agentes de Combates as Endemias - ACE, trabalhadores do setor da saúde cujas atividades se concentram no controle de doenças de Transmissão Vetorial, além de outras atividades, como orientação a população quanto à prevenção de doenças.

Quantos funcionários trabalham no centro de endemias:

        O Centro de Endemias funciona de segunda a Sexta-feira das 08:00h as 17:00h, e conta com uma equipe de dez Agentes de Combates as Endemias, desenvolvendo atividades no combate da Dengue, Doenças de Chagas e Esquistossomose.

Dificuldades encontrada no dia-a-dia:

        As maiores dificuldades encontradas no trabalho do dia-a-dia é a exposição diária aos raios solares, risco de animais peçonhentos, uma enorme quantidade de casas fechadas, grande quantidade de lixos encontrados depositados em locais inadequados.

O que a população prescisa fazer para evitar a infestação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti):
       A população prescisa se conscientizar que as doenças endemicas muitas vezes acontecem, por falta de conhecimento dos riscos que essas doenças trazem a saúde e que a sociedade tem o poder de prevenção juntos com os agentes, e que à ação aos controles dessas doenças nao depende apenas do poder publico,  mais sim com a junção do poder público e sociedade, se cada um fizer sua parte com certeza muitas dessas doenças que em cada ano vem tirando vidas de inocentes seria erradicadas.

Qual o indice de infestação e o que esta sendo feito para evitar a infecção do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti):
       O indice de infestação predial no primeiro ciclo foi de 2,19%, sendo que para o Ministério da Saúde é considerada dentro das normalidades até 1%. Já no segundo ciclo já percebemos uma grande queda deste percentual graças aos esforços dos agentes que vem fazendo excelentes trabalhos a exemplos da aplicação da UBV nas ruas em que havia casos suspeitos de Dengue, e as barreiras feitas en dias anteriores para evitar a entrada de mosquitos infectados vindos da cidade vizinha, Poções, pois a cidade se encontrava com vários casos de dengue confirmados, alem dos trabalhos de torina, e a contibuição da população .

Agradecimentos:
         Agradecemos a todos os Agentes  de Combate a Endemias, todos moradores da sede e povoados que vem sempre abrindo as portas dos seus lares  para rceber a visita dos agentes para execurção dos trabalhos, a 20 Dires pela ajuda prestada e a Secretaria Municipal de Saúde.

Vejam algumas fotos: